quinta-feira, 14 de maio de 2009

RELAÇÕES TEXTUAIS NA SALA DE AULA


DIA 29/04/2009

Nesse dia teve início as apresentações dos seminários acerca do livro O Texto na Sala de Aula que tem como organizador João Wanderley Geraldi.

O 1º capítulo " Ensinar Português?"de Milton José de Almeida foi explanado por Jefferson Douglas e Dannyelli Karine. Milton José trabalha em termos sócios - políticos mostrando como tem sido disseminado o ensino da Língua Portuguesa ( que todos nós já sabemos); diferencia o português produzido no âmbito escolar entre o da particular e o da pública. A escola é a principal propagadora de preconceitos, pois continua considerando que o meio social interfere na aquisição da linguagem. O autor compara a língua a uma programação de TV, onde mais primária mais espectadores, ou seja, os menos favorecidos ouvem e não falam nada, pois, não tem meios para selecionar e analisar as programações a eles oferecidas.

O 2° capítulo Gramática e literatura de Lígia Leite apresentado por Tâmara e Tessianne mostra a evolução do ensino de literatura, que antes era ensinado desvinculado do ensino de português. Hoje os mesmos estão interligados, os professores ensinam português em literatura e vice-versa. A autora dá sugestões de como trabalhar português: por meio de leitura e produções de textos que induzam a crítica, enfocando a importância de se trabalhar primeiramente a leitura e escrita para depois se trabalhar a literatura em geral. Lígia Leite afirma que a linguagem dá origem à comunicação e enfatiza que a literatura deve ser trabalhada de forma livre e consciente dos preconceitos que a circundam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário